CONTATO: orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br
O que é:
O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), implementado pela PRACE em
2018, desenvolve atividades de Ações Afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro
Preto/UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e
ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos
de graduação presencial da UFOP.
O PIDIC tem por objetivos:
- Estimular e apoiar a realização de atividades, que visem promover a igualdade de direitos entre estudantes, na modalidade de graduação presencial;
- O enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo, entre outras, que afetam a permanência dos(as) estudantes e seu desenvolvimento em todas as unidades da UFOP;
- Contribuir para a promoção da inclusão social através de atividades que visem a igualdade étnico-racial e de gênero, a diversidade sexual, as ações afirmativas e a formação da cidadania;
- Combater os efeitos das desigualdades sócias originadas por quaisquer tipos de discriminação;
- Incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das Residências Estudantis da Universidade.
Os projetos que compõem o PIDIC serão apresentados unicamente no formato de vídeo, sendo obrigatória a participação de todos aqueles aprovados em edital e que desenvolveram ações em 2022.
Cronograma Mostras PIDIC 2022
Submissão de resumos | 25/07/2022 a 02/09/2022 |
Primeiro parecer a respeito dos resumos | 27/09/2022 |
Período para adequação do resumo | 30/09/2022 a 14/10/2022 |
Data do Parecer Final | 21/10/2022 |
Envio por e-mail do link do vídeo postado no Youtube | 22/10/2022 a 04/11/2022 |
Disponibilização dos horários e datas de apresentação | Até 08/12/2022 |
NORMAS DE APRESENTAÇÃO
Quem deve participar:
Devem apresentar no Encontro de Saberes os projetos cadastrados na PRACE que estão
vinculados ao PIDIC e que desenvolveram atividades em 2022.
Como se inscrever:
Os estudantes vinculados aos projetos deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a
submissão do resumo de seu trabalho no sistema do Encontro de Saberes.
Os resumos deverão conter introdução, objetivos, metodologia, resultados obtidos e conclusão,
tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços).
O autor que submeteu o resumo deverá informar, antes do início do evento, qualquer eventual
alteração do autor-apresentador.
Os trabalhos devem ser apresentados por apenas um (1) dos participantes do grupo.
É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho, inserir o nome de cada um dos
autores, co-autores, orientadores e co-orientadores. Os nomes não cadastrados não serão
impressos no certificado.
A análise dos resumos contemplará os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos,
metodologia, resultados apresentados e conclusões embasadas nos resultados.
Formato de apresentação
O formato de apresentação nos dias do evento será unicamente em vídeo, no qual o
apresentador deve gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, contendo:
- Título do projeto*;
- Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)*;
- Introdução sobre a atividade realizada;
- Objetivos e metodologia de atuação;
- Resultados alcançados;
- Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
- Conclusão;
- Agradecimentos - fazer menção explícita à UFOP e outras fontes de apoio, se existirem.*
Após a gravação, o autor deve postar o vídeo no YouTube e enviar as seguintes informações para o e-mail orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br, de 22/10/2022 a 04/11/2022:
Assunto: [Título do trabalho aprovado]
Corpo do e-mail deve conter:
Título do trabalho aprovado;
Nome completo autor do vídeo;
Nome completo do orientador da ação extensionista;
Link com endereço do vídeo postado no YouTube.
* O tutorial para auxílio na gravação do vídeo e postagem na plataforma YouTube está disponível em TUTORIAL PARA VÍDEO.
Fóruns de discussão:
Os vídeos serão disponibilizados na plataforma do evento no UFOP Aberta – aberta.ufop.br, e cada ação será inserida em uma sala junto à outras ações PIDIC para realização de um fórum. Cada sala terá um avaliador, que durante o tempo estipulado de duração do fórum irá mediar o debate entre os apresentadores dos projetos que compõe a sala.
Desse modo, é obrigatório que o apresentador de cada projeto acompanhe o fórum durante seu prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes. Trabalhos os quais os apresentadores não participarem dos seus respectivos fóruns de discussões serão dados como não apresentados e não terão certificados de apresentação emitidos.
Para participar do Fórum, é pré requisito fazer cadastro no UFOP Aberta, entrar na sala escolhida e assistir a todos os vídeos. Um tutorial será disponibilizado em breve, para auxiliar esse processo.
Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e informados no site do evento.
Certificados da Mostra PIDIC serão emitidos para os autores(as), co-autores(as), orientadores(as) e co-orientadores (as) que submeteram resumo na inscrição, o envio do vídeo e participação no Fórum de discussão.