IV Mostra PIDIC Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência


CONTATO: orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br
DURAÇÃO DO EVENTO: 29 de Novembro a 03 de Dezembro de 2021

O que é:
O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), implementado pela PRACE em 2018, desenvolve atividades de Ações Afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFOP.

O PIDIC tem por objetivos:

A MOSTRA PIDIC é um evento organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) que ocorre durante o Encontro de Saberes da UFOP. Este evento apresenta à comunidade acadêmica interna e externa a UFOP os projetos selecionados pelo PIDIC no ano vigente e os principais resultados alcançados por eles, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelos(as) professores, técnicos administrativos e estudantes participantes.

Os projetos que compõem o PIDIC serão apresentados unicamente no formato de vídeo, sendo obrigatória a participação de todos aqueles aprovados em edital e que desenvolveram ações em 2021.

Cronograma Mostras PIDIC 2021
Submissão de resumos (Prorrogada) 02/08/2021 a 10/09/2021
Data do 1° parecer resumos 11/10/2021
Período para adequações do resumo 12/10/2021 a 22/10/2021
Data do Parecer Final 27/10/2021
Envio por e-mail do link do vídeo postado no Youtube 28/10/2021 a 08/11/2021
Disponibilização dos horários e datas de apresentação Até 23/11/2021

NORMAS DE APRESENTAÇÃO

Quem deve participar:
Devem apresentar no Encontro de Saberes os projetos cadastrados na PRACE que estão vinculados ao PIDIC e que desenvolveram atividades em 2021.

Como se inscrever:
Os estudantes vinculados aos projetos deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do resumo de seu trabalho no sistema do Encontro de Saberes.
Os resumos deverão conter introdução, objetivos, metodologia, resultados obtidos e conclusão, tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços).
O autor que submeteu o resumo deverá informar, antes do início do evento, qualquer eventual alteração do autor-apresentador.
Os trabalhos devem ser apresentados por apensa um (1) dos participantes do grupo.
É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho, inserir o nome de cada um dos autores, co-autores, orientadores e co-orientadores. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.
A análise dos resumos contemplará os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia, resultados apresentados e conclusões embasadas nos resultados.

Formato de apresentação
O formato de apresentação nos dias do evento será unicamente em vídeo, no qual o apresentador deve gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, contendo:

  1. Título do projeto*;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)*;
  3. Introdução sobre a atividade realizada;
  4. Objetivos e metodologia de atuação;
  5. Resultados alcançados;
  6. Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
  7. Conclusão;
  8. Agradecimentos - fazer menção explícita à UFOP e outras fontes de apoio, se existirem.*
* Os itens i, ii e viii devem ser brevemente citados no vídeo através de fala ou por escrito em legendas ou em imagens (slide). Além disso, os itens i , ii e viii devem estar presentes nas descrição do vídeo no YouTube®

Após a gravação, o autor deve postar o vídeo no YouTube e enviar as seguintes informações para o e-mail orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br, de 28/10/2021 a 08/11/2021:

Assunto: [Título do trabalho aprovado]
Corpo do e-mail deve conter:
Título do trabalho aprovado;
Nome completo autor do vídeo;
Nome completo do orientador da ação extensionista;
Link com endereço do vídeo postado no YouTube.

* O tutorial para auxílio na gravação do vídeo e postagem na plataforma YouTube está disponível em TUTORIAL PARA VÍDEO.

Fóruns de discussão:
Os vídeos serão disponibilizados na plataforma do evento no UFOP Aberta – aberta.ufop.br, e cada ação será inserida em uma sala junto à outras ações PIDIC para realização de um fórum.
Cada sala terá um avaliador, que durante o tempo estipulado de duração do fórum irá mediar o debate entre os apresentadores dos projetos que compõe a sala.
Desse modo, é obrigatório que o apresentador de cada projeto acompanhe o fórum durante seu prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes. Trabalhos os quais os apresentadores não participarem dos seus respectivos fóruns de discussões serão dados como não apresentados e não terão certificados de apresentação emitidos.
Para participar do Fórum, é pré requisito fazer cadastro no UFOP Aberta, entrar na sala escolhida e assistir a todos os vídeos. Um tutorial será disponibilizado em breve, para auxiliar esse processo.
Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e informados no site do evento.
Certificados da Mostra PIDIC serão emitidos para os autores(as), co-autores(as), orientadores(as) e co-orientadores (as) que submeteram resumo na inscrição, o envio do vídeo e participação no Fórum de discussão.