I Mostra PRODESA Mostra do Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico


CONTATO: orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br

O que é:
O Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico (PRODESA) busca vincular estudantes em vulnerabilidade socioeconômica à participação em projetos e atividades condizentes com o curso que estão matriculados e com as diretrizes do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), contribuindo assim, com a sua formação acadêmica ao longo do tempo de permanência na Universidade.

O PRODESA destina-se a:

A MOSTRA PRODESA é um evento organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) que ocorre durante o Encontro de Saberes da UFOP. Este evento apresenta as ações desenvolvidas pelos estudantes nos projetos aos quais estão vinculados.

Os projetos que compõem a PRODESA serão apresentados unicamente no formato de vídeo, sendo obrigatória a participação de todos aqueles que desenvolveram ações em 2022.

Cronograma Mostra PRODESA 2022
Submissão de resumos 25/07/2022 a 29/08/2022
Primeiro parecer a respeito dos resumos 27/09/2022
Período para adequação do resumo 30/09/2022 a 14/10/2022
Data do Parecer Final 21/10/2022
Envio por e-mail do link do vídeo postado no Youtube 22/10/2022 a 04/11/2022
Disponibilização dos horários e datas de apresentação Até 08/12/2022

NORMAS DE APRESENTAÇÃO

Quem deve participar:
Devem apresentar no Encontro de Saberes os projetos cadastrados na PRACE que estão vinculados ao PRODESA e que desenvolveram atividades em 2022.

Como se inscrever:
Os estudantes vinculados aos projetos deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do resumo de seu trabalho no sistema do Encontro de Saberes.
Os resumos deverão conter introdução, objetivos, metodologia, resultados obtidos e conclusão, tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços).
O autor que submeteu o resumo deverá informar, antes do início do evento, qualquer eventual alteração do autor-apresentador.
Os trabalhos devem ser apresentados por apenas um (1) dos participantes do grupo.
É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho, inserir o nome de cada um dos autores, co-autores, orientadores e co-orientadores. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.
A análise dos resumos contemplará os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia, resultados apresentados e conclusões embasadas nos resultados.

Formato de apresentação
O formato de apresentação nos dias do evento será unicamente em vídeo, no qual o apresentador deve gravar uma apresentação com duração de 4 a 7 minutos, contendo:

  1. Título do projeto*;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores)*;
  3. Introdução sobre a atividade realizada;
  4. Objetivos e metodologia de atuação;
  5. Resultados alcançados;
  6. Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas;
  7. Conclusão;
  8. Agradecimentos - fazer menção explícita à UFOP e outras fontes de apoio, se existirem.*
* Os itens i, ii e viii devem ser brevemente citados no vídeo através de fala ou por escrito em legendas ou em imagens (slide). Além disso, os itens i , ii e viii devem estar presentes nas descrição do vídeo no YouTube®

Após a gravação, o autor deve postar o vídeo no YouTube e enviar as seguintes informações para o e-mail orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br, de 22/10/2022 a 04/11/2022:

Assunto: [Título do trabalho aprovado]
Corpo do e-mail deve conter:
Título do trabalho aprovado;
Nome completo autor do vídeo;
Nome completo do orientador da ação extensionista;
Link com endereço do vídeo postado no YouTube.

* O tutorial para auxílio na gravação do vídeo e postagem na plataforma YouTube está disponível em TUTORIAL PARA VÍDEO.

Fóruns de discussão:
Os vídeos serão disponibilizados na plataforma do evento no UFOP Aberta – aberta.ufop.br, e cada ação será inserida em uma sala junto à outras ações PIDIC para realização de um fórum. Cada sala terá um avaliador, que durante o tempo estipulado de duração do fórum irá mediar o debate entre os apresentadores dos projetos que compõe a sala.

Desse modo, é obrigatório que o apresentador de cada projeto acompanhe o fórum durante seu prazo de vigência para dialogar com o mediador e demais participantes. Trabalhos os quais os apresentadores não participarem dos seus respectivos fóruns de discussões serão dados como não apresentados e não terão certificados de apresentação emitidos.

Para participar do Fórum, é pré requisito fazer cadastro no UFOP Aberta, entrar na sala escolhida e assistir a todos os vídeos. Um tutorial será disponibilizado em breve, para auxiliar esse processo.

Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e informados no site do evento.

Certificados da Mostra PRODESA serão emitidos para os autores(as), co-autores(as), orientadores(as) e co-orientadores (as) que submeteram resumo na inscrição, o envio do vídeo e participação no Fórum de discussão.