SEIC XXX Seminário de Iniciação Científica


Neste ano de 2022 são comemorados os 30 anos do Seminário da Iniciação Científica - SEIC da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFOP. Nestes 30 anos de história, o SEIC teve por objetivo promover a divulgação das produções e dos trabalhos científicos de todas as áreas de conhecimento desenvolvidos pelos estudantes de graduação (e ensino médio) que participam de Programas de Iniciação Científica da UFOP.

Insere-se neste evento a avaliação dos Programas Institucionais da UFOP de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC/CNPq/UFOP, PIBIC-Af/CNPq/UFOP, PIBIC-EM/CNPq/UFOP, PIP/UFOP, PIBIC/CNPq/UFOP convênio CPRM, PIBIC/FAPEMIG/UFOP e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). A importância do SEIC no desenvolvimento da pesquisa na UFOP se reflete no incremento crescente de projetos de pesquisa, sendo que muitos desses projetos têm sido embriões para projetos mais elaborados de pós-graduação. A iniciação científica tem contribuído significativamente na formação de recursos humanos, para a qualidade da pesquisa, aumento da produção científica da instituição e para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores na UFOP.

Este ano, o XXX Seminário da Iniciação Científica – SEIC será de modo totalmente virtual e os trabalhos (na forma de vídeo de curta duração) serão exibidos de maneira assíncrona na semana do evento. Em Tutorial para o vídeo são apresentados os elementos que devem compor o vídeo e as orientações de gravação, edição e submissão.

Quem deve participar:
É obrigatória a apresentação do trabalho pelos estudantes de graduação (e ensino médio) cujos projetos de Iniciação Científica iniciaram-se em 2021 e participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:

PIBIC/CNPq
PIBIC-Af/CNPq
PIBIC-EM/CNPq
PIBIC/CNPq convênio UFOP-CPRM
PIBIC/FAPEMIG
PIP/UFOP
PIVIC/UFOP

Para os demais alunos de iniciação científica da UFOP, a apresentação de trabalhos no SEIC é opcional.

Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch) e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão.

Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a avaliação, adequação e aprovação eles serão exibidos no evento.

Como submeter o trabalho no SEIC:
Após a edição do vídeo e sua postagem na plataforma YouTube® o link do vídeo (picth) deverá ser inserido no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2022. Formato de Apresentação do vídeo:

Vídeos com duração de 4 a 7 minutos, contendo:
  1. Título do projeto;
  2. Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores);
  3. Objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão (embasada nos resultados) e agradecimentos;
  4. Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
  5. Em agradecimentos, fazer a menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio.
O vídeo (tipo pitch) poderá ser produzido utilizando-se celular, computador ou câmera comum, em uma linguagem acessível de modo a possibilitar a divulgação da pesquisa científica para o maior número de pessoas. O vídeo deverá ser postado em uma plataforma de vídeo (YouTube®, etc) e o link inserido no campo Pitch no ato da submissão.

Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em em TUTORIAL PARA VÍDEO.

Formato de Apresentação no Evento:
Os vídeos dos trabalhos (avaliados e aprovados) serão disponibilizados na plataforma do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão de modo assíncrono durante o evento.

Palestras e Conferências (durante o evento):
Haverá exibição de palestras, minicursos, reuniões e conferências (transmissões ao vivo) em determinadas sessões do evento com horário e sala virtual pré-definidos na programação do evento.

Fóruns de discussão:

A interação entre os apresentadores dos trabalhos e o público participante será realizada através de fóruns de discussão que estarão disponíveis ao longo da semana do evento.

Certificados:
De apresentação: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos/pôsteres) forem apresentados (exibidos) no evento.
De participação: SSerão emitidos certificados de participação no evento para o público que participou do(s) evento(s) e/ou das palestras e conferências do XXX Seminário da Iniciação Científica – SEIC.

Cronograma do XXX SEIC
Submissão dos vídeos/pôsteres 25/07/2022 a 02/09/2022
Primeiro parecer sobre os vídeos 27/09/2022
Período para adequação dos vídeos 30/09/2022 a 14/10/2022
Parecer Final 21/10/2022
Realização do evento 12/12 a 16/12/2022

CONTATO: seicpos.propp@ufop.edu.br
DURAÇÃO DO EVENTO: de 12 a 16 de dezembro de 2022