Encontro de Saberes 2023


1. Condições para Participação e submissão de resumos

A participação no Encontro de Saberes 2023 é aberta a toda comunidade (interna e externa à UFOP). Para submissão de trabalhos é necessário realizar a inscrição na página do evento (https://www.encontrodesaberes.ufop.br/). A submissão do trabalho deve ser realizada pelo responsável pela apresentação no dia do evento que, obrigatoriamente, deverá ser um dos autores.

1.1. Cada inscrição no site do Encontro de Saberes permitirá ao inscrito:

• Submeter um trabalho no Seminário da Iniciação Científica (SEIC);

• Submeter um trabalho para a Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT);

• Submeter um trabalho para a Mostra de Pós-Graduação (MPPG);

• Submeter um trabalho referente a projetos de Extensão (UFOP) para o SEXT (Seminário de Extensão);

• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid - UFOP) para a Mostra PIBID;

• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa de Educação Tutorial (PET-UFOP) para a Mostra PET;

• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa Pró-Ativa;

• Submeter um trabalho referente à atividade desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica;

• Submeter um trabalho referente à experiência em mobilidade acadêmica internacional para o VIII Seminário de Internacionalização (SEINTER);

• Submeter um trabalho na Mostra PIDIC/PRODESA PRACE (Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico).

1.2. Alunos de outras instituições somente poderão submeter trabalhos no Seminário da Iniciação Científica (SEIC), na Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT) e na Mostra dos Programas de Pós-Graduação (MPPG) se eles estiverem cadastrados como Iniciação Científica ou projetos de pós-graduação em suas respectivas instituições. As demais mostras do Encontro de Saberes receberão submissões somente de trabalhos da UFOP.

1.3. Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição na página do evento e fazer a submissão de seu trabalho de acordo com as orientações das mostras do evento. Para acessar as orientações e normas para submissão de seu trabalho clique na respectiva mostra ou seminário:



Seminário de Iniciação Científica - SEIC
Mostra da Pós-Graduação - MPPG
Mostra de Inovação e Tecnologia - MIT
Seminário de Extensão - SEXT
Seminário de Internacionalização - SEINTER
Mostra PRODESA
Mostra PIDIC
Mostra PET
Mostra PIBID
Mostra Pró-Ativa
Mostra Residência Pedagógica



1.4. Os estudantes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão de resumos/artigos, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.

1.5. Caso o apresentador seja outro que não o autor que submeteu o resumo, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento e ser um dos autores do trabalho. No caso do SEINTER, a submissão e a apresentação são obrigatoriamente do aluno que esteve em mobilidade acadêmica internacional.

1.6. É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho inserir o nome de cada um dos coautores. Há um limite de 15 autores por trabalho. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.

1.7.Caso o autor não tenha inserido o nome de todos os coautores, o período para solicitar a inserção de novos nomes corresponderá ao período de adequação dos trabalhos previsto no Cronograma do Encontro de Saberes 2023. A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail de contato do respectivo evento, disponível na página do Encontro em Contatos.

1.8. Se o aluno de Iniciação Científica da UFOP já se formou é de responsabilidade do ex-aluno e do orientador a apresentação do trabalho, conforme Termo de Compromisso assinado. Entretanto, outro aluno que tenha participado do trabalho e que conste como coautor do mesmo, poderá ser inserido como apresentador, no caso da impossibilidade de participação do ex-aluno. Caso o trabalho não seja apresentado, o ex-aluno ficará inadimplente com a UFOP, não podendo receber declarações ou atestados da instituição. Também o docente orientador sofrerá penalidades junto à PROPPI até a resolução da inadimplência.

1.9. Alunos que retornaram da mobilidade acadêmica internacional no modelo presencial, híbrido ou virtual no ano de 2023 e que eventualmente já tenham se formado também deverão participar do SEINTER, conforme exposto nos editais de seleção e no Termo de Ciência e Responsabilidade apresentado antes do início da mobilidade.

1.10. Os pós-graduandos bolsistas que têm mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para apresentação de seus trabalhos na Mostra dos Programas de Pós-Graduação (MPPG). Para os demais alunos da pós-graduação a apresentação de trabalhos na MPPG é facultativa.

1.11. Ao encaminhar seu resumo para publicação, o autor estará concordando com eventual publicação de Anais do evento.

1.12. A submissão do resumo ou do link do vídeo no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes ou através do envio por e-mail, implica na autorização do uso pela UFOP do texto e das imagens produzidas, com o objetivo, dentre outros, de valorizar e ampliar o alcance da produção científica da UFOP, podendo ficar acessível ao público desde o momento de seu recebimento.

1.13. O(A) orientador(a) assume total responsabilidade sobre o conteúdo do resumo ou do vídeo, e autoriza sua divulgação. O orientador será responsável por observar e atender eventuais cláusulas de propriedade intelectual em contratos, convênios ou outros instrumentos em cujo escopo tenham sido obtidos os resultados apresentados no resumo ou vídeo.

2. Taxa de Inscrição

2.1. A participação dos discentes (alunos de graduação e pós-graduação) e servidores da UFOP com apresentação de trabalho por sub-evento ou mostra é gratuita e livre.

2.2. Alunos externos à UFOP com apresentação de trabalho (graduandos e pós-graduandos) R$ 60,00

2.3.  Docentes externos à UFOP R$75,00

3. Condições para submissão de propostas de minicursos

3.1. Os minicursos serão realizados preferencialmente de modo remoto e com número limitado de vagas.

3.2.A participação nos minicursos oferecidos durante o Encontro de Saberes será aberta a todos interessados inscritos no prazo.

3.3. Para submissão de propostas de minicursos é necessário realizar a inscrição no evento. A submissão das propostas deve ser realizada pelo professor/técnico da UFOP, pelo pós-graduando da UFOP ou pelo participante externo que irá apresentá-lo.

3.4. Para submissão de propostas os proponentes deverão estar inscritos no Encontro de Saberes. Qualquer minicurso submetido fora deste cronograma do Encontro não será apreciado, independente de justificativa.

3.5. Os proponentes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão de seu minicurso.

3.6. Proponentes de outras instituições poderão submeter propostas, seguindo as orientações dos itens 3.4 e 3.5.

3.7. Os proponentes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão do minicurso, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.

3.8. Caso o ministrante seja diferente do proponente que submeteu o minicurso, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento.

3.9. Caso o minicurso seja ministrado por mais de um ministrante, todos devem obrigatoriamente estar inscrito no evento. 

3.10. O proponente que submeteu o minicurso deverá informar antes do início do evento qualquer eventual alteração em relação ao ministrante do mesmo.

4. Certificados

4.1. Haverá  certificados de apresentação de trabalhos para todos os autores cadastrados (observar item 1.6) cujos resumos ou vídeos foram aprovados e os respectivos trabalhos apresentados no Encontro. Os certificados ficarão disponíveis na página do encontro  e podem ser gerados pelos próprios autores em Certificados.

4.2.Haverá certificado para o(s) ministrante(s) do minicurso. Caso o minicurso seja ministrado por mais de um ministrante, todos devem obrigatoriamente estar inscrito no evento (de acordo com item 3.9) para receber o certificado.

4.3.Haverá certificados de participação em minicursos para todos os participantes inscritos e que comprovadamente concluíram o curso.  

Eventuais dúvidas sobre o evento, entre em contato através dos respectivos e-mails de contato: 

SEIC, MIT e MPPG seicpos.propp@ufop.edu.br
SEXT sext@ufop.edu.br
Mostra PET pet-farmacia.ef@ufop.edu.br
Mostra PIBID ufop.pibid@gmail.com ou crismaia@ufop.edu.br
Mostra Residência Pedagógica residenciapedagogica.prograd@ufop.edu.br
Mostra Pró-Ativa nap.prograd@ufop.edu.br
SEINTER international@ufop.edu.br
Mostra PIDIC e PRODESA oeadmin.prace@ufop.edu.br