CONTATO:
seicpos.propp@ufop.edu.br
A VI Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT) é um evento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que tem como objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação. A Mostra inclui a apresentação de projetos de iniciação científica, projetos de voluntariado em pesquisa, além de projetos de pós-graduação. A realização da MIT dentro do contexto do Encontro de Saberes tem uma abordagem multidisciplinar, em que diferentes áreas de conhecimento se conectam e contribuem para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
Quem deve participar:
É obrigatória a apresentação de trabalhos pelos estudantes de pós-graduação e de graduação que participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP:
PIBITI/CNPq
PIBITI/UFOP
Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastro.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de resumo, seguindo as orientações do evento e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2025.
Os resumos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a aprovação do trabalho, eles serão exibidos no evento na forma de pôster. A submissão do trabalho deve ser realizada, obrigatoriamente, por um dos autores do trabalho.
Submissão dos trabalhos:
No ato da inscrição o proponente deverá:
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Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais
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Preencher o formulário com os dados solicitados: Título; Área; Área Específica; Tipo de apresentação; Órgão de Fomento; Categoria; Apresentação obrigatória ou não; Responsável pela submissão; Instituição; Autor(es) com e-mail e filiações institucionais; Seleção do autor que apresentará o trabalho (pôster ou oral); demais dados solicitados no formulário
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No resumo, incluir dados do trabalho:
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Texto de no mínimo 1200 até 2000 caracteres (incluindo espaços), contendo Introdução (opcional), Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Conclusão;
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Agências Financiadoras.
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Os resumos aceitos serão publicados nos anais do XXXIII ENSA
Não é possível inserir gráficos ou imagens no resumo.
Na data prevista para a divulgação do resultado da avaliação dos resumos (15/10/2025), os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação que poderá se enquadrar em uma das seguintes situações: APROVADO; APROVADO COM RESTRIÇÕES ou REPROVADO. Nos casos em que o resultado for APROVADO COM RESTRIÇÕES ou REPROVADO, o proponente poderá submeter o resumo as com correções no período previsto para adequações (16/10/2025 a 21/10/2025).
A submissão do trabalho deve ser realizada, obrigatoriamente, por um dos autores do trabalho.
Formato de Apresentação no Evento:
APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
Os PÔSTERES ficarão disponíveis para avaliação/visitação no local, dia e horário que serão disponibilizados até 31/10/2025..
Os trabalhos (avaliados e aprovados) deverão ser apresentados presencialmente pelo(s) autor(es) no formato de pôster impresso (dimensão 90x120cm) seguindo o template do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão do evento, dia e horário a ser disponibilizado oportunamente.
Certificados:
Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos forem apresentados no evento.
Cronograma da VI MIT 2025
Submissão dos vídeos |
25/08 a 30/09/25 |
Primeiro parecer dos resumos |
15/10/2025 |
Período para adequação dos resumos |
16 a 21/10/2025 |
Parecer Final |
Até 31/10/25 |
Realização do Evento |
10 a 12/11/2025 |
DURAÇÃO DO EVENTO: de 10 a 12 de novembro de 2025