Logo Encontro de saberes
  • Início
    •   Orientações Gerais
    •   Cronograma
    • Programação
    •   Seminário de Iniciação Científica
    •   Seminário de Internacionalização
    •   Seminário de Extensão
    •   Mostra da Pós-Graduação
    •   Mostra de Inovação e Tecnologia
    •   Mostra PIBID
    •   Mostra PRODESA
    •   Mostra PET
    •   Mostra PIDIC
    •   Mostra Pró-Ativa
    •   Mostra Residência Pedagógica
    •   Comissão Organizadora
  • Anais
    • Seminário de Iniciação Científica
    • Seminário de Extensão
    • Mostra da Pós-Graduação
    • Mostra de Inovação e Tecnologia
    • Mostra do PIBID
    • Mostra do PIDIC
    • Mostra do PET
    • Mostra do Pró-Ativa
    • Mostra do PRODESA
  • Certificados
    • Baixar Certificado
    • Verificar Autenticidade
  • Ouro Preto
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Dúvidas Frequentes

SEXT XXV Seminário de Extensão


CONTATO: sext@ufop.edu.br

A Extensão Universitária é definida como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012). A experiência extensionista é indissociável das práticas de ensino e de pesquisa (Constituição da República, 1988), sendo que ela colabora para a formação integral dos estudantes e para a construção de novos conhecimentos, bem como de novas formas de conhecer. Na medida em que colabora na problematização da sociedade, segundo perspectivas diversas, a extensão cria oportunidades para que as universidades públicas cumpram suas funções sociais. Docentes, discentes e técnicos administrativos são estimulados a trabalhar questões que emergem de suas áreas de conhecimento e das experiências vivenciadas em diferentes contextos da sociedade.

O Seminário de Extensão e Cultura (SEXT + C), organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), ocorre anualmente no Encontro de Saberes. Seu objetivo principal é compartilhar as experiências das ações de extensão e cultura realizadas pela comunidade acadêmica da UFOP. O evento oferece um espaço para interação, avaliação e diálogo sobre as ações de Extensão e Cultura desenvolvidas ao longo do ano, promovendo o crescimento da Extensão Universitária na instituição.

Em 2024, no 25º SEXT + C, as ações serão apresentadas nos formatos de pôster e apresentação oral. Todos os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX e com atividades desenvolvidas em 2024 devem obrigatoriamente apresentar seus trabalhos.


Cronograma:

Submissão resumos

30/09 a 19/10

Primeiro parecer resumos

18/11

Período para adequação dos resumos

18/11 a 23/11

Parecer Final

Até 30/11

Realização do Evento

09/12 a 11/12

DURAÇÃO DO EVENTO: de 09 a 11 de dezembro de 2024


NORMAS DE APRESENTAÇÃO

Quem deve participar:

  • Devem apresentar seus trabalhos no SEXT + C os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX que realizaram atividades em 2024.

  • Projetos aprovados no edital do segundo semestre de 2024 podem participar, sem obrigatoriedade, mas sua apresentação será obrigatória apenas em 2025.

  • Trabalhos de extensão de outras instituições de ensino NÃO poderão participar este ano.

Como se inscrever:

  • Os estudantes devem preencher o formulário de inscrição disponível em https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php.

  • Após a inscrição, é possível submeter o resumo do trabalho, que será avaliado previamente.

  • Os trabalhos aprovados serão apresentados no formato de pôster (ações usuais) ou apresentação oral (ações institucionais).

  • O autor que submeteu o resumo deve ser o responsável pela apresentação no evento. Em caso de impossibilidade, a mudança do apresentador deve ser informada antes do início do evento.

  • Somente projetos e cursos de extensão com registro na PROEX e atividades realizadas em 2024 serão aceitos. Caso sua ação não conste na lista de habilitados, entre em contato pelo e-mail sext@ufop.edu.br.

  • O autor que submeter o trabalho é responsável pela correta inserção dos nomes de todos os autores. Nomes não cadastrados não serão incluídos nos certificados.


Como submeter o RESUMO no SEXT + C:

  • Os participantes devem preencher o formulário de inscrição e submeter um resumo de sua ação extensionista no site do Encontro de Saberes.

  • O resumo deve ser um texto original, com no mínimo 1.300 e no máximo 2.000 caracteres (sem espaços), e obrigatoriamente conter:

    1. Introdução;

    2. Objetivo;

    3. Metodologia;

    4. Resultados obtidos;

    5. Conclusão.

  • Resumos que não incluírem todos esses itens serão devolvidos para adequações.

  • Autores e coautores são responsáveis pela revisão ortográfica do resumo antes da submissão.

  • A avaliação dos resumos levará em conta os objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusões baseadas nos resultados.

  • O resumo a ser submetido deve trazer o que foi realizado na ação e não o resumo submetido no SGE.

Formato de Apresentação para Ações Usuais de Extensão:

  • Os trabalhos aprovados devem ser apresentados, presencialmente pelo(s) autor(es) em formato de pôster impresso (dimensão: 120x90 cm).

  • Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora e informados no site do evento.

Formato de Apresentação para Ações Institucionais de Extensão:

  • As Ações Institucionais serão apresentadas nas modalidades de comunicação oral ou exposição (feira, stand ou totem).

Certificados:

  • Serão emitidos certificados apenas para os autores cujos trabalhos forem efetivamente apresentados no evento.

  • O autor responsável pela submissão do trabalho deve inserir corretamente os nomes dos autores. Nomes não cadastrados não serão incluídos nos certificados.

Apoio

  • Fapemig
  • CNPq
  • UFOP Aberta
  • Capes
  • FNDE
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Ouro Preto
Morro do Cruzeiro, s/n.
Bauxita ‐ Ouro Preto
Minas Gerais
CEP 35400-000
Universidade Federal de Ouro Preto

Copyright 2025 © Universidade Federal de Ouro Preto. Todos os direitos reservados