CONTATO:
            nap.prograd@ufop.edu.br
            
            
1. Como se inscrever
1.1 Submissão do resumo
Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão do resumo de seu projeto ou plano de ação apoio à orientação acadêmica no site do Encontro de Saberes. Os resumos deverão ser textos originais de no mínimo 1.300 e no máximo 2.000 caracteres (sem espaços), contendo:
- 
    
Introdução
 - 
    
Objetivo;
 - 
    
Metodologia;
 - 
    
Resultados obtidos e
 - 
    
Conclusão
 
Os autores e coautores serão responsáveis pela revisão ortográfica do resumo apresentado no ato da submissão.
A análise dos resumos dos projetos e dos planos de ação apoio à orientação acadêmica levará em conta os seguintes aspectos: clareza dos objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusões embasadas nos resultados.
1.2 Submissão do vídeo
Cada resumo aprovado terá o vídeo correspondente, que será exibido durante a VXII Mostra Pró-Ativa.
Após o parecer do resumo, os inscritos deverão produzir um vídeo de
  apresentação do trabalho seguindo o template do evento, com duração de 4 a 7
  minutos (Tutorial).
  O link de acesso ao vídeo de apresentação do trabalho deve ser informado por
  esse Formulário, no período
  de 16/10/2025 a 24/10/2024.
Atenção: não é necessário encaminhar o vídeo no
  Formulário, apenas o link da página em que ele foi postado.
2. Formato de Apresentação
Todos os projetos e planos de ação apoio à orientação acadêmica, aprovados pelo Edital Prograd nº 30, de 03 de abril de 2025 e pelo Edital Prograd nº 41, de 30 de abril de 2025, deverão ser apresentados de forma oral e presencial na XVII Mostra Pró-Ativa, que integra o Encontro de Saberes da UFOP.
2.1 Apresentação dos Projetos e dos dos Planos de Ações Apoio à Orientação Acadêmica Pró-ativa
a) Os Projetos e Planos de Ações Apoio à Orientação Acadêmica Pró-ativa serão alocados em diferentes Grupos de Apresentação, integrados por comissão composta de professores(as) e técnicos(as) administrativos(as) avaliadores(as). Cada apresentação, feita pelo bolsista e orientador, poderá durar até 10 (dez) minutos. Após todas as apresentações, os(as) avaliadores(as) poderão fazer questionamentos, comentários e sugestões.
b) Dia, horário e local das apresentações: será divulgado até o dia 06/11/2025. Confira aqui os horários e as salas dos Grupos de Apresentação.
c) Será permitida a utilização de material projetável (como PowerPoint) nas apresentações.
d) Os melhores trabalhos serão premiados com Menção Honrosa da Pró-Reitoria de Graduação.
3. Emissão de certificados
De apresentação: Emissão de certificados para os autores cujos trabalhos foram apresentados na Mostra Pró-Ativa. É de responsabilidade do autor que submete o trabalho inserir o nome de cada um dos coautores. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.
Cronograma Mostra Pró-Ativa
| 
           Submissão resumos  | 
        
           25/08 a 30/09/2025  | 
      
| 
           Primeiro parecer resumos  | 
        
           15/10/2025  | 
      
| 
           Período para adequação dos resumos  | 
        
           16/10 a 21/10/2025  | 
      
| 
           Parecer Final  | 
        
           Até 31/10/2025  | 
      
| 
           Submissão do link do vídeo de apresentação do trabalho  | 
        
           16/10/2025 a 24/10/2025  | 
      
| 
           Divulgação dos horários das apresentações  | 
        
           Até o dia 06/11/2025  | 
      
| 
           Realização do Evento  | 
        
           10,11 e 12 de novembro de 2025  |