CONTATO:
seicpos.propp@ufop.edu.br A Mostra de Pós-Graduação-MPPG é uma oportunidade única para os estudantes e pesquisadores de pós-graduação compartilharem os resultados de suas pesquisas e projetos com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Ela proporciona um ambiente propício para a disseminação do conhecimento científico e a troca de ideias, fortalecendo o diálogo e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo o aprimoramento das habilidades de comunicação, apresentação e divulgação científica. Ao oferecer um espaço dedicado à exposição dos trabalhos de pós-graduação, estamos valorizando e reconhecendo a importância desses estudos para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da ciência em nossa instituição. Além disso, estamos proporcionando uma oportunidade valiosa para que a comunidade acadêmica conheça e se engaje com as pesquisas em andamento, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado conjunto. A IX Mostra dos Programas de Pós-Graduação Mostra dos Programas de Pós-Graduação - MPPG será realizada de modo totalmente presencial e os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de pôster ou apresentações orais. Os resumos para a submissão dos trabalhos serão na forma de vídeo de curta duração (tipo pitch). Em TUTORIAL PARA VÍDEO são apresentados os elementos que devem compor o vídeo e as orientações de gravação, edição e submissão.
O que é:
Os programas de pós-graduação da UFOP terão a oportunidade de mostrar suas linhas de pesquisa e os resultados obtidos por meio da apresentação de trabalhos à comunidade. Neste evento são apresentados mais de 300 trabalhos provenientes de projetos de mestrado e doutorado de diferentes áreas do conhecimento e linhas de pesquisa desenvolvidas na UFOP.
Quem deve se inscrever:
Os pós-graduandos bolsistas que têm mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para inscrever-se e apresentar seus trabalhos. Aos demais pós-graduandos, a apresentação é facultativa.
Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch), seguindo o template do evento e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2024 da seguinte forma:
No campo resumo do Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2024, deverá ser informado:
Programa de Pós-Graduação ao qual o trabalho está vinculado:
Palavras-chave:
Link do pitch:
Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a aprovação do trabalho, eles serão exibidos no evento na forma de pôster. A submissão do trabalho deve ser realizada pelo responsável pela apresentação no dia do evento que, obrigatoriamente, deverá ser um dos autores.
Formato dos trabalhos a serem submetidos:
Os vídeos deverão ter duração de 4 a 7 minutos, e conter:
Título do projeto;
Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores);
Objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão (embasada nos resultados) e agradecimentos;
Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
Em agradecimentos, fazer menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio.
O vídeo (tipo pitch) poderá ser produzido utilizando-se celular, computador ou câmera comum, em uma linguagem acessível de modo a possibilitar a divulgação da pesquisa científica para o maior número de pessoas. O vídeo deverá ser postado no YouTube® e o link inserido no campo Pitch no ato da submissão.Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em TUTORIAL PARA VÍDEO.
Formato de Apresentação do Evento:
Os trabalhos (avaliados e aprovados) deverão ser apresentados presencialmente pelo(s) autor(es) no formato de poster impresso (dimensão 120x90 cm), seguindo o template do evento. Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão do evento. Só poderão ser apresentados pelos autores do trabalho. No dia da apresentação é necessário apresentar um documento de identificação válido que comprove que o apresentador é um dos autores do trabalho.
Certificados:
Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (pôsteres) forem apresentados no evento.
Cronograma da IX MPPG 2024
DURAÇÃO DO EVENTO: de 09 a 11 de dezembro de 2024