O Seminário de Internacionalização (SEINTER) é o espaço do Encontro de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto dedicado à internacionalização. Em 2024, em sua décima edição, contará com apresentações de estudantes da UFOP que realizaram mobilidade acadêmica internacional e dos estudantes internacionais da UFOP, além de apresentações relacionadas à internacionalização da educação superior.
Um dos principais desafios do intenso processo de internacionalização vivido pelas Universidades Federais refere-se à democratização das experiências adquiridas pelos membros da comunidade acadêmica que tiveram a oportunidade de estudar/desenvolver atividades no exterior. Considerando que nem todos tiveram ou terão a mesma oportunidade, é importante abrir canais de comunicação onde tais experiências possam ser compartilhadas, tendo em vista a rica troca de informações que pode haver entre alunos que viajaram em uma mesma época, mas para países distintos e com experiências variadas. Também se beneficiam desse compartilhamento de experiências os alunos que pretendem realizar uma mobilidade e os professores e técnico-administrativos que estão envolvidos neste processo.
Em razão dessas demandas e visando ainda otimizar as oportunidades que a Universidade disponibiliza para os seus estudantes, na edição do Encontro de Saberes de 2024, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) organizará o X SEINTER, no qual todos os estudantes que finalizaram experiências de mobilidade em 2023 ou no primeiro semestre de 2024 deverão apresentar suas experiências culturais e acadêmicas. Também haverá a participação de estudantes internacionais da UFOP, que serão convidados a fazer uma apresentação de seus países e um relato sobre a experiência no Brasil e na UFOP. O público poderá acompanhar as discussões e fazer perguntas aos alunos participantes durante as Rodas de Conversa.
Durante o SEINTER também ocorrerão palestras sobre temas relacionados à internacionalização da educação superior, com o objetivo de divulgar oportunidades e de discutir sobre o processo de internacionalização da UFOP.
Espera-se, como resultados desse evento, o compartilhamento e a divulgação de experiências e conhecimentos relativos à internacionalização e uma melhor compreensão sobre os pontos sensíveis relacionados à mobilidade, como as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade, principalmente considerando o novo contexto global.
Quem deve participar:
Alunos de graduação e pós-graduação da UFOP que retornaram de mobilidade acadêmica internacional durante o ano de 2023 ou no primeiro semestre de 2024. Os participantes receberão um e-mail da DRI com instruções adicionais.
Estudantes estrangeiros matriculados na UFOP também serão convidados para participar. O convite será enviado por e-mail pela DRI.
Como se inscrever:
Os estudantes que retornaram de mobilidade acadêmica internacional deverão preencher o formulário de inscrição e o questionário sobre a experiência de mobilidade acadêmica internacional no site do Encontro de Saberes.
Os demais participantes receberão instruções por e-mail.
Formato de apresentação das Rodas de Conversa:
Cada inscrito será indicado para participar de uma “Roda de Conversa”, que ocorrerá presencialmente, em espaço a ser posteriormente definido, ou remotamente (para aqueles que não estejam mais na região e/ou na UFOP). As Rodas de Conversa serão mediadas por representantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que conduzirão as discussões de forma a envolver o máximo possível os participantes e a garantir a boa dinâmica do debate.
Durante a Roda de Conversa os participantes serão estimulados a compartilhar suas experiências de mobilidade acadêmica internacional, com base nas informações prestadas no questionário submetido durante a inscrição e também responderão a perguntas feitas pelos mediadores e pelo público.
Cada Roda de Conversa terá duração de até duas horas. As datas e os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do SEINTER e informados previamente, via e-mail, aos participantes.